Projeto Granja 2019
VIGÊNCIA: Início: 13/09/2019 Término:15/09/2019
O evento Granja, que sempre foi tradição no calendário de eventos do Distrito Federal, e ficou sem acontecer por muitos anos até 2018, quando o Instituto Eu Ligo retomou o projeto.
A proposta do evento sempre foi aproximar a população, à cultura sertaneja e agropecuária, com um circuito cultural de 3 dias de shows, objetivando a difusão da música sertaneja em seus variados estilos, proporcionando contato com a música de raiz e a nova vertente do sertanejo, a população do Distrito Federal e entorno.
O projeto GRANJA 2019 se justifica por seu apelo cultural, apresentou para o DF, por 3 dias artistas do cenário musical sertanejo, sendo eles: Pedro Paulo & Matheus, Henrique & Ruan, Danilo & Daniel. As apresentações foram realizadas no Parque de Exposições Granja do Torto entre os dias 13 e 15 de setembro de 2019.
Durante o período do evento, aconteceram atividades diurnas e gratuitas, como Parque de Brinquedos Infláveis, Feira de Artesanato, Feira de Moda, Fazendinha de Animais de Pequeno Porte, Feira Pet, Exposição de Carros Antigos. A praça de alimentação contava com vários segmentos da culinária, como lanchonetes e food trucks.
IMPACTO NA ECONOMIA DO DISTRITO FEDERAL
O Instituto priorizou a contratação de profissionais do Distrito Federal. Assim foram gerados empregos diretos, com a prestação de serviço de aproximadamente 250 pessoas, sendo 80 seguranças, 9 brigadistas, 30 profissionais de limpeza, 11 funcionários de bar, entre caixas, atendentes e repositores, 30 carregadores, 9 fiscais de portarias, 6 bilheteiros, 15 porteiros, 15 profissionais de elétrica, 6 funcionários de camarim, ainda tinham diversos trabalhadores nos setores de alimentação, Parque de Brinquedos Infláveis, Feira de Artesanato, Feira de Moda, Fazendinha de Animais de Pequeno Porte e Feira Pet.
Além disso, mais de 200 pessoas estiveram envolvidas durante o período de montagem e desmontagem do evento, palco, som, luz, gerador, galpão entre outros.
Visando favorecer a economia, cedemos estrutura, água e luz para o Parque de Brinquedos Infláveis, Feira de Artesanato, Fazendinha de Animais de Pequeno Porte, Feira Pet, Exposição de Carros Antigos, subsidiando a comercialização dos seus produtos, sem nenhum tipo de taxa ou contrapartida para o evento.
No quesito serviço indireto destacamos o impacto na hotelaria; transportadoras aéreas; comunicações; sinalização; comércio; serviços; infraestrutura; formação de mão de obra; restaurantes; bares; lanchonetes; empresas de aplicativos, táxis; entre outros.
PÚBLICO ALVO
Reforçamos que inicialmente de sexta a domingo os ingressos seriam na ordem de R$10,00 inteira e R$5,00 a meia-entrada.
O público teve a opção de doar 1kg de alimento não perecível e pagar meia entrada, colaborando diretamente com a campanha de arrecadação de alimentos que foram destinados a instituição de caridade.
Dentro de nossas habilidades e competências destacamos que ao perceber a baixa adesão da população, optamos por não cobrar pelo ingresso e arcamos com as consequências, e com essa decisão objetivamos incentivar maior comparecimento do público.
Tivemos uma média de 2.000 pessoas frequentando o Parque de Exposição Granja do Torto durante os três dias de evento, sendo a estimativa de 5.000 pessoas.
Nosso intuito sempre foi entregar para a população do Distrito Federal um evento com diversidade envolvendo todos os públicos. O nosso trabalho foi intenso desde o final da edição de 2018, com a elaboração do projeto, captação de recursos para que principalmente o público tivesse acesso democrático, reforçando que crianças, idosos, gestantes, transgêneros e pessoas com deficiência não pagaram entrada e tiveram entrada 100% gratuita, e esse público corresponde a 20% no total de beneficiados.
Ressaltamos que um dos pontos cruciais do nosso evento sempre foi a reintegração do espaço da Granja do Torto, como um local de baixa sazonalidade e que é necessária sua apropriação por parte dos setores privados, públicos e sociais em diversas vezes ao ano, visando sua manutenção e ocupação de forma ordenada.
Consta, ainda, que houve o recebimento de doações, por meio de um quilo de alimento para doação. Foram recebidos 158,70 quilos de alimentos não perecíveis e que foram entregues no BANCO DE ALIMENTOS DE BRASÍLIA.
O evento movimentou diversos setores da economia:
-
Movimentou o setor de turismo e transportes, contratando mais de 5 vans para o transportes dos artistas, e ainda teve a procura do público pelos serviços de transporte por aplicativos e taxis;
-
Com o serviço de bar, foram comercializadas mais de 8 mil litros de bebidas, entre água, sucos, refrigerantes e outras bebidas;
-
Todas as sinalizações do evento foram feitas em empresas do DF, foram utilizados mais de 100 metros de banner e aproximadamente 30 metros de faixas, para sinalização interna e externa;
-
O Parque de Brinquedos Infláveis foi gratuito e todo contratado por empresas do Distrito Federal;
-
A estrutura, equipamentos e mão de obra para a execução do projeto, foram contratados por empresas do Distrito Federal.
Assim conseguimos o nosso objetivo de movimentar a economia em diversos setores e gerar empregos no Distrito Federal.
-
Foi aberto espaço para os Artesãos da Torre de TV, onde os mais de 20 artistas/artesãos puderam expor e comercializar a sua arte livremente para o público do evento.
-
Para estimular os projetos artísticos locais, o projeto Granja 2019 abriu espaço para os artistas da cidade, novos e de renome, se apresentarem no palco principal do evento, abrindo os shows de artistas de sucesso nacional e divulgar o seu trabalho para população do Distrito Federal.
O Projeto não só cumpriu com a programação apresentada inicialmente, mais também conseguiu agregar a grade de artistas para o evento, buscando artistas de grande influência regional no mercado sertanejo para engrandecer o evento.
Outro lado explorado no evento foram as atrações que aconteceram durante o dia, sendo a exposição regional de Cães da Raça AMERICAN BULLY, a Fazendinha de Animais de Pequeno Porte, Prova de Cavalos com o desafio de 3 Tambores da NQMB, o Parque de Brinquedos Infláveis gratuito para as crianças e a Exposição de Carros Antigos, com o apoio de alguns clubes de carros do Distrito Federal, assim atendendo aos vários públicos no mesmo espaço.